hotel plaza mayor santo andre logotipo 1.png 1
EN PT

Conheça a história de Santo André

Conheca a historia de Santo Andre

O Hotel Plaza Mayor está instalado em um dos maiores e principais municípios do Grande ABC, Santo André. Estamos localizados na Rua Coronel Fernando Prestes, no Centro do município. É com muito orgulho que fazemos parte da região, e hoje vamos contar a história de Santo André para você que está chegando para morar, para compromissos de trabalho, ou para quem tem curiosidade em saber mais sobre este município tão querido. Vamos lá?

A História de Santo André

Para contar a história de Santo André, precisamos conhecer um pedacinho da história do Brasil Colonial. Nos primeiros anos dessa época, os portugueses tinham grande preocupação em defender as costas brasileiras de possíveis invasões de franceses e holandeses. 

Aliado a isso está a presença de João Ramalho, um português que representava uma porta de entrada para o contato com os índios e para a colonização, já que ele conhecia algumas tribos e conseguia se comunicar com elas.

Em troca dessa ajuda, João Ramalho pedia que o local em que vivia, localizado acima da Serra do Mar, fosse transformado em vila. Por diversos anos essa solicitação foi negada, já que a intenção dos colonizadores era povoar o litoral, e não o interior. 

Finalmente, o pedido de João Ramalho foi atendido em 8 de abril de 1553, quando a vila foi criada pelo então Governador Geral Tomé de Souza. A vila recebeu inicialmente o nome de Santo André da Borda do Campo.

Foi nessa época que a busca por metais se intensificou na vila e ela foi se desenvolvendo. Em 1554 a vila de Santo André da Borda do Campo passou a ser um bairro de São Paulo em razão de algumas dificuldades de subsistência e de proteção na região. 

A vila passou por um período estagnado, tornando-se apenas local de passagem entre o Porto de Santos, a capital e o interior. Mas já em 1561, grande parte das terras foi concedida como sesmaria a Amador de Medeiros, ouvidor da Capitania de São Vicente. Boa parte dessa sesmaria foi repassada, no ano de 1637, à Ordem de São Bento, formando-se a Fazenda São Bernardo, atualmente essa área é ocupada em grande parte pelo município de São Bernardo do Campo. Outra área importante de domínio dos beneditinos era a Fazenda São Caetano. As outras terras eram menores e foram passando por vários donos até o início do século 20, quando finalmente foram loteadas.

As duas fazendas dos beneditinos São Bernardo e São Caetano tinham uma atividade regular: a primeira produzia gêneros alimentícios e a segunda fabricava tijolos e artefatos de cerâmica. Ao redor da fazenda São Bernardo foi criado um pequeno núcleo urbano, garantindo, posteriormente, a criação do município de São Bernardo.

Em meados do século XIX a instalação da ferrovia nas proximidades do Rio Tamanduateí colaboraram para a modernização da região. A ferrovia visava a melhoria do transporte de produtos agrícolas do interior para o Porto de Santos, em especial o café, que começava a ser produzido em larga escala na Província de São Paulo. Esse contexto foi um fator de grande relevância, atraindo indústrias que se aproveitavam das facilidades de transporte, além dos incentivos fiscais apresentados pelo município.

É também nesse contexto que ressurge o termo Santo André, nomeando o distrito criado em 1910 e que compreendia áreas próximas à Estação.

As indústrias que se instalavam em Santo André eram em sua maioria ligadas à produção química, têxtil e de móveis. Também foram surgindo pequenos negócios como carpintarias, funilarias, sapatarias, barbearias, pequenas pensões e restaurantes, que foram dando uma característica mais urbana à região. A expansão industrial chega ao final do século 19. As primeiras indústrias foram a Tecelagem Silva Seabra & Cia, conhecida também como Fábrica Ypiranguinha por estar sediada na região conhecida por esse nome. Ela foi inaugurada em 1885 e produzia brim de algodão.

Na década de 1930, o distrito de Santo André abrigava diversas indústrias, possuía a Estação de São Bernardo e tinha entre seus moradores vários políticos influentes. Esse fato levou à transferência da sede do município de São Bernardo para Santo André, em 1939. Foi aí que toda a região do Grande ABC, composta por vários distritos, passou, então, a ser denominada pelo nome Santo André.

No entanto, já na década de 1940 iniciaram-se vários movimentos emancipacionistas e os distritos foram tornando-se municípios, como os conhecemos atualmente. 

Tal história está estampada ainda em diversos bairros, com indústrias e empresas da época, especialmente no Centro, além de algumas casas que ainda mantêm a estética de outrora. 

Para conhecer a história mais a fundo, acesse o link da Prefeitura de Santo André.

Nós aqui do Hotel Plaza Mayor somos apaixonados por Santo André e toda a região do Grande ABC e estamos à disposição de todos aqueles que visitam o município. 

Seja por compromissos profissionais ou sociais, dispomos de uma hospedagem com muito conforto para os seus dias no Grande ABC.

Vem, estamos te esperando!

Você também pode gostar:

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

1
FOTOS